Oficina de DTD - VEM!

Olá! Internautas, esta É a página da Oficina Virtual do grupo Ciência Hemérica, que foi construída para quem não pode comparecer no dia 17 de Junho de 2016. Então, "siga-me os bons!".

Nós somos o grupo Ciência Hemérica e nosso objetivo principal é explicar para vocês o que é arquivologia, diplomática e tipologia documental e ainda ressaltar a importância dos arquivos e de uma maior observância do governo na autenticidade dos documentos apresentados por cidadãos ao requerer direitos! VEM! com a gente.



Cidadão frauda cartão VEM livre acesso para mostrar a ineficiência do sistema

Foi abordado por nós na oficina realizada dia 17 de junho de 2016 na Universidade de Brasília sobre um caso que aconteceu em Pernambuco no início do ano. O VEM livre acesso é um sistema que garante gratuidade para os portadores de necessidades especiais nos ônibus da cidade.

Acontece que um cidadão anônimo fez uma denúncia relatando a facilidade para gerar um cartão deste. O mesmo falsificou os documentos necessários com uma carteira de identidade encontrada no chão.

“Sei que o que fiz foi errado, mas como cidadão não suportei ver o comércio dessas carteirinhas que existe na prefeitura do município de Olinda e que não deve ser diferente das outras. Qualquer pessoa mal intencionada pode conseguir uma carteirinha dessas, que dá direito ao deficiente andar de ônibus sem pagar, inclusive com direito a um acompanhante, como a que eu consegui” - Cidadão anônimo.

Os documentos que ele precisou falsificar foram: um atestado médico alegando alguma deficiência (ele comprou com um senhor que fazia esse comércio com a finalidade de falsificar o cartão) e um formulário de requisição do cartão ( que ele pegou no site do sistema).

Após pronto seu cartão, o denunciante anônimo enviou uma carta-desabafo para o posto de emissão do VEM, na Boa Vista, Centro do Recife, em que conta como foi fácil fraudar o processo.

Abaixo tem uma imagem que detalha dados operacionais sobre o funcionamento do cartão, vale observar que a grande maioria alegava deficiência intelectual (pode ser coincidência, mas era justamente o atestado que estava sendo vendido) e que cada cartão desse poderia dar direito a um acompanhante, o que dobrava a despesa governamental.

A biometria nos ônibus, implantada há mais de um ano, conseguiu reduzir em 90% a falsificação dos cartões de gratuidade, mas a concessão ainda é uma grande janela no sistema, que gera um prejuízo ao sistema estimado em R$ 4,704 milhões por mês.

As fotos colocadas aqui foram retiradas do site da noticia: http://m.jc.ne10.uol.com.br/blogs/deolhonotransito/2016/03/15/fraude-no-vem-livre-acesso/


Entendendo melhor o caso com a ajuda de DTD


Após terem entendido a notícia vamos explicar para vocês isso na nossa área! 

A Arquivologia é a ciência que estuda princípios e técnicas para guardar, conservar e organizar documentos de forma que sejam fáceis de encontrar depois e disponibilizar as informações a qualquer um que deseje ter acesso a elas. 

Para fazer a análise da falsificação de documentos precisamos dos conhecimentos das disciplinas de Diplomática e Tipologia documental. A diplomática é a disciplina que tem como objetivo de estudo a estrutura formal e a autenticidade dos documentos. Competindo a ela análise da espécie documental, isto é, informando quais são as características internas e externas dos documentos, bem como o trâmite. Já na tipologia se analisa a espécie documental relacionando-a de acordo com a atividade e função que a gerou. A análise diplomática identifica-se as características e define-se qual é o documento que se tem em mãos. Como por exemplo, como se podia ver no Banner, esta análise necessita de tais requisitos mínimos: 




Já na Análise tipológica se faz a análise da espécie documental relacionando-a de acordo com a atividade e função que a gerou. Para tal, observando-se também no Banner, que deve-se definir:


Análise Diplomática e Tipológica do Passe VEM.

Agora que você já sabe o que é, iremos te mostrar na prática a análise diplomática e tipológica do cartão para passe VEM livre falsificado.

Para compreender melhor o trâmite da falsificação, fizemos um passo a passo por meio de um fluxograma criado no Bizagi.

"Fluxograma é a representação de um processo em que se usa símbolos gráficos evidenciando um passo a passo com a natureza e o desenvolver desse processo. Objetivando mostrar de forma descomplica o fluxo das informações e elementos, além de sua sequência operacional."
(SILVEIRA, 2012)






Cada documento que foi entregue para a formulação faz parte do fundo da Urbana-PE, espera ai, você não sabe o que é fundo né? Então vamos com calma, ai vai o conceito!

Fundo: é um conjunto de documentos que são produzidos ou recebidos como resultado de atividades meio ou fins relativas a funções administrativas de uma pessoa jurídica ou física.

Bom, agora que você já sabe, voltamos a explicação, quando o cidadão anônimo fez o cartão, ele gerou uma série de documentos, como o atestado, as cópias de seus documentos pessoais, seu requerimento para gerar o cartão e outros, dentro do arquivo da Urbana-PE contém toda essa documentação de todas as pessoas que fazem o cartão, por isso, pertencem ao fundo deles. 

Já o cartão quando ficou pronto e foi enviado para o cidadão ele passou a fazer parte do fundo pessoal do cidadão. 

É importante falar também que quando o cidadão fez a denúncia, gerou um boletim de ocorrência e outros documentos que vão ficar sobre a custódia do Estado.

Assim, tais documentos são guardados de acordo com o seu valor para quem o guardou, cada um com uma função bem específica. Seja para comprovar o usuário do cartão comprovar deficiência (que no caso não é verídico), seja para comprovar a fraude pública (de posse do estado) ou seja para utilizar como testemunho das mudanças em tomadas de decisões por parte da organização responsável por aprovar os documentos utilizados no trâmite do processo, o arquivo entra como fator essencial de garantia dos direitos do usuário e é nele que ficam registrados as marcas da memória e história das ações e atividades da sociedade, no caso de Olinda-PE.

Conclusão

Entendido o caso com o auxílio de Diplomática e Tipologia Documental, que dá bases para se compreender a relação entre os documentos e os fatos que acontecem na sociedade, alerta-se que eles possuem grande valor histórico, cultural e ainda como instrumento de modificação social.

Dito isso, é fácil observar que o Arquivo se torna uma ferramenta útil não só como patrimônio histórico e cultural, mas como fonte de denuncia e conhecimento de dados que circundam e comprovam as mudanças sociais. Assim, como foi demonstrado no caso do Passe VEM Livre, ele quem vai guardar esses documentos documentos e preservá-los como parte da história e da vivência social desta época!

Links: 
1. Relatório Final - Relatório final do desenvolvimento da metodologia utilizada pela disciplina de DTD, aprofundando os conceitos aqui abordados.
2. Atividades Realizadas no Blog - listagens de links e explanações com as atividades individuais e em grupo realizadas durante o semestre, que levaram a construção da oficina.

E se você não foi na nossa Oficina, aqui estão algumas fotos do que aconteceu.

Grupo Ciência Hemérica

Nossa lembrancinha foi para lembrar uma placa de vaga de deficiente, com o link do nosso blog para que todos possam conhecer melhor! Afinal, o pessoal parava para comer um doce e saia sabendo o que é diplomática e tipologia ;)


A biometria nos ônibus conseguiu reduzir em 90% a falsificação dos cartões de gratuidade, mas a concessão ainda é uma grande janela no sistema e gera um prejuízo ao sistema estimado em R$ 4,704 milhões por mês.

Vocês já ouviram falar do impostômetro? É um ''outdoor'' que fica no centro de São Paulo e mostra quanto pagamos de imposto no dia a dia, criamos então nosso ''falsificômetro'', para mostrar para vocês o quanto o governo perde mensalmente com apenas essa falsificação :o


E se você chegou até aqui, merece o certificado de participação da Oficina, guarda direitinho que agora é do seu acervo pessoal hein?


Ademais, para ter mais informações acesse Link e veja o trabalho final do grupo Ciência Hemérica! Obrigado e adeus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário